sábado, 3 de novembro de 2012

Setor da Juventude reunida em Cuiaba

Neste momento iniciou-se a reunião do setor da Juventude do Regional Oeste 2.

Logo, mais noticias.

Junior Assuncao
Secretario do Regional Oeste 2

terça-feira, 4 de setembro de 2012

ENAPJ - 2012


O nosso regional esta representado no Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude,  por Luciana da Diocese de Diamantino, Pe Vidal e Ir. Katiane ambos da diocese de Barra do Garças.

Acompanhamento juvenil em tempos de mudança”. Este é o tema do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude, que acontece de 16 a 19 de agosto, no Centro de Acolhida Missionária Religiosas da Assunção, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é potencializar o acompanhamento à Pastoral da Juventude no Brasil em vista da construção da autonomia e da evangelização juvenil, tendo como horizontes a Jornada Mundial da Juventude no Brasil e a Campanha da Fraternidade 2013.
O evento vai reunir mais de 100 assessores (as) de todo o Brasil que desempenham a função nos âmbitos regional e diocesano. Será um momento de partilhar e de celebrar as alegrias e os desafios no acompanhamento aos jovens inseridos na PJ, refletir sobre o ministério da assessoria em tempo de mudança de época e possibilitar formação de novos assessores, tendo em vista, a renovação periódica daqueles (as) que acompanham o processo de evangelização da juventude.
Especialistas em juventude, teologia, sociologia e pastoral irão conduzir os trabalhos. A proposta metodológica será desenvolvida tendo por inspiração o tema e o lema da atividade, assim como o lugar bíblico de Nazaré. Os trabalhos acontecerão por meio de mesas temáticas, partilhas das experiências e momentos sobre a realidade do acompanhamento juvenil. Também está contemplada a capacitação para a multiplicação do conteúdo abordado nas realidades de cada participante, favorecendo a disseminação da proposta da atividade. Espaços celebrativos e de convivência serão garantidos.
Dentre os assuntos a serem abordados na atividade estão previstas as seguintes temáticas: Aprofundamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; Análise sobre a realidade juvenil, Igreja e ação evangelizadora; Juventudes: o exercício da escuta no processo de aproximação, Jornada Mundial da Juventude – Pastoral da Juventude rumo a JMJ; Campanha da Fraternidade 2013; Olhares sobre Juventudes e evangelização; Seguimento de Jesus na perspectiva de Nazaré: Crescimento, conflito e esperança na busca da autonomia; e diálogo sobre os projetos nacionais da PJ.
O Encontro quer ser um momento de profissão de fé, de quem “crê na força do jovem que segue o caminho do Cristo Jesus”. A ideia é reunir Neotéfilos (as) vindos (as) de todos os regionais do país para, assim, intensificar o trabalho de acompanhamento que já acontece e também discernir os contornos que o mesmo deve tomar daqui pra frente.
            Para mais informações acompanhe a cobertura da atividade por meio do site da PJ: www.pj.org.br.


Larissa Lopes da Cruz
Articuladora da Pastoral da Juventude
Regional Oeste 2 - CNBB
Diocese de Barra do Garças - MT

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cultivar o bem viver... CAJU

Galera

Acessem o link abaixo, um video muito interessante que recebemos do pessoal da Casa da Juventude...

Vocês vão curtir muito...

http://juventudecaju.blogspot.com.br/2012/06/video-porque-dizer-nao-reducao-da.html

Abraços

terça-feira, 1 de maio de 2012

PJ NA ARTICULAÇÃO DE PLANO DIOCESANO SINOP

A Coordenação Diocesana de Pastorais da Diocese de Sinop_MT convidou o coordenador da PJ da diocese, Junior Assunção para fazer parte da equipe que construirá o plano diocesano de pastorais com vigência 2013 a 2016. Na equipe esta o casal coordenador da Pastoral Familiar Regional, Roque e Verônica e a coordenadora de Catequese, Irma Helena e o Coordenador Diocesano da PJ, Junior Assunção

Junior que ja é secretario da PJ no Regional Oeste 2, e também articulador do Teias da Comunicação Nacional, agora estará encabeçando também esse projeto. Importante para sabermos a importância do jovem nesse trabalho que vem reafirmar que Somos uma igreja jovem...







REUNIÃO CAJU - PJ SINOP


A Casa da Juventude esteve nos dias 19,20,21 e 22 em Sinop fazendo assessoria para a Pastoral da Juventude da Diocese de Sinop. Estiveram presentes 43 jovens vindos das 06 foranias da Diocese. Estudaram o subsídio de estudo Somos Igreja Jovem lançado pela PJ Nacional em Janeiro passado no encontro Nacional da PJ.
Entre as demandas também foi tratado sobre o DNJ e passagem da cruz da JMJ 2013

sábado, 10 de março de 2012

Reunião Regional Setor Juventude MT


Esta terminando o primeiro dia da Ampliada Regional da Juventude, um dia muito produtivo, com muitas discussões positivas para o crescimento e aprimoramento da mistica com a Juventude.

Esta sendo muito linda essa mistica de unidade...
Estamos aqui... Juntos




Reunião Regional setor Juventude

Acontece nesse momento a Amplianda Regional do Setor Juventude, juntamente com a Ampliada Regional da PJ, onde agora estamos abordando com Pe. Fabio, da diocese de Cuiaba, assuntos referente a JMJ Rio 2013.

Acompanhe pelo twitter

@pjoeste2

Axé...

segunda-feira, 5 de março de 2012

Reunião Regional - CENE

Acontecera nos dias 10 e 11 em Cuiabá, reunião com todo o setor juventude do estado de Mato Grosso. Estarão presentes os coordenadores diocesanos e assessores de todas as dioceses do Regional Oeste 2.

Durante os dias de reunião estaremos publicando aqui no blog, noticias, fotos.

Axé a juventude....

Junior Assuncao

quinta-feira, 1 de março de 2012

Semana da Cidadania (SdC) 2012


A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).
Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.
O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida.
Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.

Segue o link para download do cartaz em alta resolução: http://www.pj.org.br/documentos/Cartaz_CMYK_V1_horizontal_copia.pdf

Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural
Anchietanum - Centro de Juventude
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

--
Joaquim Alberto Andrade Silva

@joaquimaasilva
joaquimaasilva@hotmail.com
Skype: joaquimaasilva
Celular: (61) 9214-7664 (tim)

Pastoral da Juventude - www.pj.org.br
Chega de Violência e Extermínio de Jovens! - www.juventudeemmarcha.org

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reunião do Conselho da Juventude - DIocese de Sinop

Aconteceu em Sinop no dia 19 de fevereiro a reunião do Conselho Diocesano da Juventude da Diocese de Sinop, onde contamos com a presença dos coordenadores de todas as foranias e do Coordenador Diocesano da Juventude. Nesta reunião foram tratados assuntos desde o DNJ que esse ano sera diocesano e acontecera em Sinop, até, sobre a passagem da Cruz da JMJ pela nossa diocese.

Foi definido o calendário das reuniões e todos os aspectos sobre a mistica dos dois eventos.

A organização do DNJ e da Peregrinação da Cruz da JMJ ficou a cargo da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude.

O DNJ acontecera nos dias 27 e 28 de outubro em Sinop, e a Cruz Peregrina passara pela nossa diocese entre os dias 19 a 21 de julho

Segundo Junior Assunção coordenador da PJ, esses eventos mostraram a força que nossa diocese tem, e quão importante é frente as dioceses brasileiras.

Estaremos juntos em oração

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PJ lança subsídio de estudo


O mês de janeiro de 2012 ficará marcado na história da Pastoral da Juventude. Além de realizar o seu décimo encontro nacional (ENPJ), com a presença de mais de seiscentas lideranças e assessores de todo o Brasil, a PJ aproveitou a atividade e lançou, nas terras de Maringá/PR, o subsídio de estudo denominado “Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer - Somos Igreja Jovem”.

A construção do subsídio teve a contribuição coletiva de muitas mãos, mãos de jovens e assessores de todo o Brasil, que durante todo o ano de 2011 debruçaram-se para aprofundar os temas necessários para o subsídio.

A publicação traz em seu conteúdo elementos importantes para a caminhada evangelizadora da Pastoral da Juventude, como a história, a identidade, a missão, os princípios, a espiritualidade, entre outros assuntos. Dá destaque especial aos seis projetos nacionais e aos itens sobre a organização da PJ.

Para o jovem Thiago Silveira, da arquidiocese de Fortaleza/CE, “a publicação é sem dúvida um marco para nossa caminhada pastoral. Não somente para o grupo que estava no ENPJ, mas para todas as outras mãos que ao longo da história ajudaram a escrever a vida da Pastoral da Juventude.” A jovem baiana Deisy Rocha, de Vitória da Conquista/BA, destaca que “a publicação chegou em um momento muito bom para nossos jovens, pois em meio a tantas formas de manifestar a fé no Cristo Ressuscitado, a PJ vem oferecer com este material elementos que reafirmam a identidade, a espiritualidade, a nossa missão e acima de tudo nosso jeito particular de Ser Igreja. Jeito este que é desafiador, alegre, comprometido e que busca estar junto dos mais necessitados.”

Destaca-se também o processo que a PJ quer desencadear nos próximos anos, por isso, optou em publicar o material como subsídio de estudo. Pois quer, ao longo dos próximos dois anos, desencadear um processo de estudo e aprofundamento, para que, na sua próxima atividade deliberativa (Ampliada Nacional, em 2014), seja aprofundado todo processo de estudo realizado pelos milhares de jovens e assessores organizados como PJ no Brasil.

A Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores da PJ deseja que todos os envolvidos no processo de evangelização juvenil possam contribuir com este material, sejam eles jovens ou assessores, leigos, leigas, bispos, padres ou religiosos, pertencentes a coordenações e assessorias regionais, diocesanas, paroquiais ou comunitárias, Congregações Religiosas, Centros e Institutos de Juventude, Pastorais Sociais, Movimentos Eclesiais Juvenis e outras organizações ou expressões juvenis. E é nesse sentido que todos estão convidados a enviar contribuições, sugestões e revisões ao material. A sugestão é criar momentos de estudo para debater o conteúdo e enviar suas contribuições ao e-mail publicacoes@pj.org.br.

Nesse caminho de preparação à Ampliada Nacional da PJ, em 2014, e de estudo deste subsídio, além de receber as contribuições no e-mail, também haverá outros passos de avaliação e análise. Portanto, serão disponibilizados no site da PJ (www.pj.org.br) formulários para o envio de contribuições, a partir de fevereiro de 2012.

Durante o ENPJ foram distribuídos para todos os estados mais ou menos 18 mil exemplares da publicação. O objetivo é que cada diocese e cada grupo possam ter acesso à publicação, aprofundando-a em sua realidade. “No desejo e na esperança de que muitos possam ter acesso a essa obra e contribuam no seu aprofundamento e atualização nos grupos de jovens em toda realidade brasileira”, diz Pe. Maicon Malacarne, da Diocese de Erexim/RS

Todo este processo de impressão e distribuição da publicação foi feito em parceria com a Editora FTD, que além de apoiar esta iniciativa, também colaborou com o Encontro Nacional da PJ.

Além de tudo isso, a publicação contém em si um momento e uma época no percurso da caminhada da Pastoral da Juventude, rumo à construção do Reino de Deus. Um registro da identidade e da ação de uma pastoral movida pelo compromisso histórico com os jovens empobrecidos, sujeitos da novidade e dos direitos.

A convocação da PJ é que todos e todas sejam multiplicadores da Boa-Nova e do material junto aos jovens, tratando-o como subsídio de estudo, contribuindo na formação dos jovens dos grupos e no processo a ser vivido até a Ampliada de 2014.

A convocação é antes um apelo a seguir juntos, na fidelidade ao projeto de Jesus, construindo sempre nossa história com muitas mãos e em mutirão.

Joaquim Alberto Andrade Silva

Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude